sexta-feira, 30 de março de 2018

OS BUSTOS DOS IRMÃOS PENTEADO


Os irmãos penteado foram beneméritos da Santa Casa da Misericórdia de Campinas, que dedicaram a maior parte de seus bens para que o hospital existisse e mantivesse suas atividades a favor da população campineira.




Salustiano Penteado nasceu em Campinas, no dia 14 de dezembro de1860 e faleceu em Campinas, no dia 30 de setembro de 1924. Era filho de Floriano de Camargo Penteado e de Dona Carolina Miquelina de Andrade. Salustiano formou-se em Bacharel em Direito pela Academia de Direito de São Paulo. Foi advogado, fazendeiro, filantropo e benemérito da Santa Casa da Misericórdia de Campinas, à qual legou quase totalidade de seus bens. Salustinao Penteado faleceu solteiro.





Vilmo Rosada foi o escultor que criou seu busto, situado no Jardim do Hospital Irmãos Penteado. Uma herma em bronze sobre pedestal de granito rosa picolado.




Severo Penteado nasceu em Campinas, no dia 21 de outubro de 1845, e faleceu em Campinas, no dia 27 de outubro de 1932. Era filho de Floriano de Camargo Penteado e Dona Carolina Miquelina de Andrade. Era fazendeiro, benemérito da Santa Casa da Misericórdia de Campinas, à qual legou quase toda a sua fortuna. Também morreu solteiro.
Foi Vilmo Rosada também o escultor que criou sua herma em bronze sobre pedestal de granito rosa picolado. O busto situa-se no jardim do Hospital Irmãos Penteado, e foi inaugurado no dia 18 de agosto de 1935.




Austero Penteado nasceu em Campinas, no dia 5 de julho de 1859. Faleceu nesta cidade em 18 de agosto de 1949. Era filho de Floriano de Camargo Penteado e de Dona Carolina Miquelina de Andrade. Fazendeiro de Campinas e em São Carlos, foi também benemérito da Santa Casa da Misericódia de Campinas, e legou a ela a maior parte de seus bens. Casou-se com sua prima, a Dona Carolina Prado Penteado, que também foi grande benemérita da Santa Casa. O casal não teve filhos.
Sua herma de bronze sobre pedestal de granito rosa picolado, foi obra da escultora Maria Henriqueta Pupo Ferraz Pereira. Situa-se no jardim do Hospital Irmãis Penteado, da Santa Casa da Misericordia de Campinas, na Avenida Júlio de Mesquita, 571. A inauguração do busto ocorreu no dia 15 de agosto de 1950.




Além de terem seus nomes imortalizados na Santa Casa da Misericórdia, os Irmãos Penteado foram homenageados nomeando ruas em Campinas. No bairro Botafogo, existe a Rua Salustiano Penteado; também no Botafogo, uma rua foi denominada Austero Penteado. Já a Rua Severo Penteado esta presente no bairro Cambuí.











Fontes


ALEXANDRE CAMPANHOLA

Um comentário: