sábado, 24 de fevereiro de 2018

PREFEITOS DE CAMPINAS: Lafayette Álvaro de Souza Camargo



Lafayette Álvaro de Souza Camargo nasceu no dia 10 de novembro de 1881. Era filho de Antônio Álvaro de Souza Camargo e Olympia Lapa de Souza Camargo. Casou-se com Odila Egídio de Souza Santos Camargo, que assim como Lafayette, era filha de cafeicultores. Ambos moraram juntos por algum tempo na Usina Ester, em Cosmópolis. Lafayette era gerente da usina e Odila dava aulas na escola rural. Lafayette tinha algumas propriedades em Campinas, sendo a Fazenda Vila Brandina a principal delas, e após deixar a Usina, passou a dedicar-se à suas propriedades. O casal não teve filhos.



A vida de Lafayette foi marcada por sua dedicação a assistência social e obra de filantropia, ao lado de sua esposa Odila. Ele era engenheiro agrônomo e na Fazenda Vila Brandina foi um dos introdutores do gado holandês, preto e branco. Através da cultura deste gado de alto nível e selecionado, desenvolveu uma granja e uma pecuária que produzia leite tipo A. Sua preocupação era de fornecer esse leite para as crianças. Lafayette trocou o plantio de café pela produção de leite com esta finalidade. Mais tarde, essa fazenda que começou com o plantio de café, e depois se tornou granja, foi usada para a criação de cavalos puros de sangue inglês, cavalos de corrida, pois Lafayette era apaixonado por jóquei.

Lafayette e Odila preocupavam-se com o futuro das crianças pobres. Em contato com o amigo Estanislau Ferreira de Camargo, rico fazendeiro de Lins, foi possível a construção de uma vila operária no Cambuí, entre a Rua dos Alecrins e a Avenida José de Souza Campos, a Vila Estanislau, cujas casas foram adquiridas pelos moradores, pelo empenho de Lafayette em obter empréstimo junto ao banco local.



Outra iniciativa que fez parte de suas atividades assistenciais e filantropas foi ao investir na Fundação Odila e Lafayette Álvaro, oferecendo a Fazenda Vila Brandina, como patrimônio para viabilizar os trabalhos para a promoção social. Através deste gesto de benemerência do casal, que doou as terras para o desenvolvimento de ações sociais, originou-se a Fundação FEAC, uma instituição que se dedica a promoção humana, a assistência e o bem estar social, com prioridade à criança e ao adolescente.



Essa postura filantropa e assistencial marcou sua passagem pela prefeito de Campinas.

Lafayette Álvaro de Souza Camargo foi prefeito de Campinas eleito pelo Estado Novo entre 22 de julho de 1941 e 04 de novembro de 1941. Ele foi antecedido pelo prefeito Euclides Vieira e precedido pelo prefeito Perseu Leite de Barros. Durante esse período, sensibilizou-se e passou a preocupar-se com a proliferação dos cortiços na região central de Campinas.


Há uma escola em Campinas que leva o nome Lafayette Álvaro de Souza Camargo, no bairro Cambuí. Já no Jardim Eulina, uma rua eterniza seu nome.

O prefeito Lafayette Álvaro de Souza Camargo faleceu em 12 de setembro de 1967.
 

Fontes:



ALEXANDRE CAMPANHOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário