domingo, 14 de agosto de 2016

CURIOSIDADES DE CAMPINAS: A empresa CCTC




A empresa CCTC, Companhia Campineira de Transportes Coletivos, pertencente ao grupo Viação Cometa, chegou à Campinas em 1951, através da compra das linhas da Viação Lira, que operava na cidade naquela época. No final daquela década já contava com 16 linhas em operação. Em 1954, a CCTC comprou as linhas de bonde da Companhia Campinas de Tração, Luz e Força, incluindo 28  bondes, 13 linhas e 26 Km de trilhos.

 



 
 
Em 1960, a empresa reaproveitou o ramal da Sorocabana até Cabras e fez a linha de 24 bondes. A CCTC chegou a ter 58 Km de linhas implantadas. Em 1964, com o crescimento da cidade, a empresa começou a desativar os bondes, até que em 24 de maio de 1968, o último bonde campineiro circulou naquela noite pela cidade.

 
 
 
 

Na década de 70, a CCTC teve uma atividade predominante em Campinas. Operava da forma que queria, alugava linhas para outras empresas operarem em trechos que eram desprovidos de asfaltamento ou eram muito distantes e pouco rentáveis. O esquema da empresa com a prefeitura era de barganha, renovando a frota apenas após generosos aumentos da tarifa. Ainda assim, a população aprovava seu serviço.

 
 
 
 
 
 

Em 1979, o prefeito Francisco Amaral licitou as linhas da cidade e a CCTC perdeu sua hegemonia. Mesmo assim, a empresa continuou operando mais da metade das linhas sozinha e ficou com as mais rentáveis. Em 1985, trouxe os primeiros CMA Scania para operar no Terminal Barão Geraldo nas linhas troncais. Os carros, todos vermelhos, foram apelidados de “boi vermelho”.

 
 
 
 

Em 1987, foi formada a Câmara de Compensação Tarifária, em que as empresas fariam um depósito único dos valores recebidos de tarifa e depois rateariam proporcionalmente, a fimde uma empresa não era aceito pela outra. A CCTC discordou da criação da Câmara e anunciou sua saída da cidade , o que ocorreu em 1989, quando suas linhas foram divididas  entre três empresas.

 

 

 

Fontes:

 

https://campinasnostalgica.wordpress.com/2014/page/5/

 
 
 
 
ALEXANDRE CAMPANHOLA
 

3 comentários:

  1. Um
    passado que fechou história e MUITA saudades

    ResponderExcluir
  2. Eu trabalhei de motorista na cctc até o último dia que foi em 09/07/1988 daí dia 10/07/1988 comecei a trabalhar na Tuca tempos bons tinha 23 anos hoje só saudades velhos tempos

    ResponderExcluir